Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Ex-jogador do Flamengo, Gaúcho morreu nesta quinta

Jogador que marcou sua carreira no Flamengo, o ex-atacante Gaúcho morreu às 19h desta quinta-feira, em São Paulo, vítima de complicações decorrentes de um câncer de próstata. Gaúcho de Canoas, Luís Carlos Tóffoli tinha 52 anos. Seu enterro será em Goiânia, ainda sem data confirmada. Pelo Flamengo, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1992, o Carioca de 1991, a Taça Rio de 1991 e a Copa do Brasil de 1990. Com 200 partidas e 98 gols pelo clube, foi artilheiro do Carioca em dois anos (90 e 91), da Libertadores (91) e da Supercopa (91).

Na final do Brasileiro de 1992, Gaúcho foi autor de um dos gols na vitória sobre o Botafogo, na primeira partida, no Maracanã, quando o Flamengo ganhou por 3 a 0. No jogo da volta, o rubro-negro sagrou-se campeão ao empatar com o alvinegro por 2 a 2. Entre as partidas, o atacante acabou gerando uma polêmica para o amigo Renato Gaúcho, então jogador do Botafogo. A diretoria alvinegra dispensou o atacante depois que soube que Renato participou de um churrasco na casa de Gaúcho, com outros jogadores do Flamengo.

No Brasileiro de 88, um momento inusitado (veja vídeo abaixo). Então no Palmeiras, ele substituiu o goleiro Zetti, que se machucou em um lance com Bebeto, em partida contra o Flamengo. Embaixo das traves, Gaúcho sofreu um gol, justamente de Bebeto, que empatou a partida em 1 a 1 e levou a disputa para os pênaltis. Nas cobranças, Gaúcho surpreendeu e brilhou como goleiro, ao defender duas cobranças. Quando foi sua vez de bater, deixou sua marca e garantiu a vitória sobre o clube que o formou.

Revelado pelo Flamengo, Gaúcho passou por Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG e, já no final da carreira, no Fluminense. Fora do Brasil, atuou no Verdy Kawasaki, do Japão; Lecce, da Itália; e Boca Juniors, da Argentina.


FLAMENGO LAMENTA MORTE

Em 2001, ele fundou o Cuiabá Esporte Clube, onde iniciou também sua carreira de técnico. Gaúcho treinou ainda o Mixto e o Luverdense, todos de Mato Grosso.

O site oficial do Flamengo lamentou, através de uma nota, o falecimento de Gaúcho. O artilheiro, que era ótimo cabeceador, foi lembrado pelos gols importantes que marcou. O site destaca que o atacante "era muito querido pela Nação" e "cantado nas arquibancadas na adaptação do samba da Ilha que tantas vezes ecoou no Maracanã: 'Ó, que beleza, mais um golaço do Gaúcho de cabeça'".