Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Aloha Spirit promete agitar praia de Cabo Frio

O primeiro final de semana de junho, dias 2, 3 e 4, ocorre o Aloha Spirit, um dos maiores festivais de esportes aquáticos em mar aberto do país, na Praia do Forte em Cabo Frio, na região dos lagos do estado do Rio de Janeiro.

O evento, que está na sua 30ª edição, terá competições de Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Natação. Além de Surfski, que é praticado em um caiaque individual com o controle do leme nos pés do atleta, Paddleboard, modalidade parecida com o Stand Up Paddle, e Triathlon Waterman, onde o atleta vai ter que praticar Natação Paddleboard e Stand Up Paddle.

O idealizador do Aloha, que conta com patrocínio da Booking e copatrocínio da Riachuelo, João Castro faz questão de frisar que o evento não é apenas uma competição esportiva, e sim o festival para todos os públicos.

"O Aloha não e só esporte. Queremos fazer um festival, onde terá shows no final de tarde, exibição de filmes e feira de equipamentos, sempre voltados para esporte de aventura", explica João, que conta que o evento terá uma responsabilidade social. "Temos uma parceria com o Projeto Mar Adentro, que vai nos ajudar na conscientização ecológica do público e dos atletas presentes", falou João.

O Festival, que está em sua segunda edição no ano (a primeira foi em Ilha Bela, litoral de São Paulo, e a terceira e última será em Salvador, em setembro), contará com a participação de atletas de ponta. Como por exemplo, Betina Lorscheitter que compõe a Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas.

O atleta paralímpico e ex-Big Brother, Fernando Fernandes, também é um deles, e vai participar do Surfski prometendo inovação. O leme da canoa da modalidade é controlado com os pés, como ele é paraplégico, usará um protetor bucal, onde através da língua ele controlará o leme por bluetooth. Vai ser a primeira vez que ele utilizará esse mecanismo em uma competição.

Na canoa havaiana, o atleta Igor Lourenço, que vai representar o Brasil na competição Te Aito (a maior de remo individual do mundo), no Thaiti, usará a categoria V1 para preparação para a disputa nas ilhas do Oceano Pacífico, no final de junho. Além disso, Igor vai competir com sua equipe, Rio Va'a na categoria OC6, que entrará na pontuação para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

"Estou muito animado para o Aloha Spirit. E tomara que o mar esteja em boas condições, porque a gente gosta muito de remar em Cabo Frio", disse Igor, que já participou de outras edições do Aloha. "É um evento muito legal, onde os organizadores dão todo o auxílio necessário para o atleta", avaliou o remador.

O nome do festival é inspirado na palavra havaiana Aloha, que é uma sigla na língua polinésia, e também nem uma sigla no mesmo idioma que significa: A - AKAHAI - bondade, ternura, amabilidade / L - LOKAHI - unidade, harmonia / O - OLU'OLU - agradável, cordialidade / H - HA'AHA'A - modéstia, humildade / A - AHONUI - paciência, perseverança.


Fonte : Terra
Foto   : Dino