Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2018 -

Ônibus para fazer xixi

Você poderia pensar que é um telão, mas o grupo de homens está amontoado ao redor de dois ônibus da fan fest de São Petersburgo. Eles são uma espécie de xixi-móvel. Banheiros montados em ônibus. Coisa de russo. O cheiro não causa nojo como os dos banheiros químicos do carnaval brasileiro. Mas dá um certo incômodo no nariz e a higiene está longe de um W.C. de shopping. Mas o xixi-móvel é prático. Pode ser levado para grandes eventos sem a necessidade de montar ou desmontar qualquer estrutura. 

Matheus Escobar, 24 anos, usou e aprovou. Mas algumas questões ficaram no ar. “A primeira coisa que eu pensei foi: para onde vai o meu xixi? Dei uma volta no ônibus e vi que tem mangueiras ligadas direto no esgoto”. A parte interna do ônibus é mais pitoresca. Ao invés de bancos, as laterais têm duas fileiras de banheiros. À esquerda, mictórios sem divisão entre eles. Na direita, quatro privadas para quem precisa sentar porque não foi levado até lá pela bexiga. Neste caso, existem portas, mas não privacidade. Álvaro Maneiro, 26 anos, constatou o detalhe in loco. “Como é baixa divisão das casinhas, estava fazendo xixi e o cara do lado sentado no vaso. Ele estava com uma cara de vergonha por eu estar ali olhando. Eu também estava constrangido. 

Fevereiro é época de campanha contra fazer xixi na rua no Brasil. O carnaval infesta calçadas. Na Rússia acontece a mesma coisa, ainda que em menor escala. Parte da solução do problema passou por aumentar a quantidade de banheiros em grandes eventos. Ocorreu há cinco anos e os ônibus estão em todas as cidades-sede da Copa. A outra forma de acabar com os mal-educados foi acionar a lei. É proibido fazer xixi na rua e quem é flagrado recebe uma dura da nada gentil polícia russa. Em alguns casos, o infrator vai parar na delegacia. A sociedade russa reclama deste tipo de comportamento e até protesta. 

Virou notícia que um grupo de suíços urinava numa calçada de Rostov, onde foi a estreia do Brasil. Eram pelo menos 10 pessoas de costas para as pessoas que passavam. Antonio Zapadnelli compartilhou as imagens no Facebook e a gravação viralizou e despertou protesto.

Fonte : UOL Esporte
Foto   : Brasileiro entra no xixi-móvel, o ônibus que vira banheiro na Rússia - Felipe Pereira